Rubens Lelis Ximenes e uma conversa sobre o cangaço no Uzwela

Foi ao ar na noite de ontem pelo canal da Causa Operária TV mais uma edição do programa Uzwela conversa sobre cultura, com a apresentação de Henrique Áreas e João Silva. E o convidado da vez foi o escritor, escultor e músico Rubens Lelis Ximenes, que veio ao programa para divulgar o seu mais novo trabalho “Dois cabras de lampião: Corisco e Labareda”

Rubens Lelis Ximenes, com 87 anos de idade, tem uma história de vida muito vasta. Fez de tudo um pouco na vida; militante do Partido Comunista desde a juventude, trabalhou no jornal do PCB em Recife, o Folha do Povo, nos anos 50. Foi músico do município demitido após o golpe de 64 e passou a viver da venda de suas escultoras em madeira.

Começou a escrever aos 80 anos quando teve seu primeiro livro publicado.

Seu livro mais recente, “Dois cabras de lampião: Corisco e Labareda”, é uma história do cangaço, com destaque a dois cangaceiros que lideravam o grupo de Lampião junto com o mesmo: Corisco e Labareda. Exibindo muita simpatia, desenvoltura e um vasto conhecimento sobre o cangaço, em especial sobre o bando de Lampião, Rubens Lelis Ximenes mostrou o seu universo, um Brasil que muitos desconhecem.

A edição do Uzwela foi fora do convencional na noite da última quinta-feira; gravado no restaurante do Centro Cultural Benjamin Perét em meio à 41 Universidade de Férias promovida pela AJR (Aliança da Juventude Revolucionária) do PCO.

Se inscreva em nosso canal no Youtube e seja um dos já mais de 17 mil inscritos que estão contribuindo para a construção de uma TV que fique 24 horas no ar e combata o monopólio da imprensa capitalista, imperialista e golpista que há décadas domina os meios de comunicação no nosso país. E contribua também com a nossa vaquinha virtual com o quanto quiser e o quanto puder.