Rádio Causa Operária: “Tem que ter uma mobilização ampla, profunda e real para impedir a prisão do Lula”

A Rádio Causa Operária transmitiu no dia 3 de Fevereiro a Análise Política da Semana apresentada pelo Presidente Nacional do Partido da Causa Operária, o camarada Rui Costa Pimenta. Uma das passagens dessa que é a melhor análise política marxista do país, abordou o principal tema do momento: a luta contra o Golpe nas ruas, contra prisão de Lula, contra perseguição de toda a esquerda, contra a ameaça de golpe militar, organizando os Comitês de Luta Contra o Golpe e todas as organizações de esquerda e movimentos sociais para tomar as ruas e mobilizar a população.

O companheiro Rui explicou clara e explicitamente como se deve levar a cabo a luta contra o golpe e a prisão injusta do ex-presidente Lula.

Ouça o trecho da Analise Politica a baixo:

https://soundcloud.com/jornalcausaoperaria/tem-que-ter-uma-mobilizacao?in=jornalcausaoperaria/sets/momentos-analise-politica-da-semana-322018

“Então primeira coisa que nós devemos dizer é o seguinte: tem que haver uma mobilização ampla, profunda e real para impedir a prisão do Lula! O pessoal tem que arcar com as consequências dessa decisão.

Da última vez que nós falamos que tinha que impedir a prisão de Lula, uns deputados de direita, totalmente sem vergonha, e picareta do Congresso Nacional, entrou com um inquérito por que nós estávamos ‘perturbando a paz pública’. Bom, se é assim, é assim, vai fazer o que.

Eu acho que inclusive os dirigentes do PT teriam que sair no sereno. Não vamos alimentar a ilusão de que entregando a cabeça do Lula, a cabeça dos outros vão permanecer. Isso é uma bobagem! Chegou a hora de falar não! Chegou a hora de falar que nós estamos no meio de um Golpe de Estado!

Ontem teve uma reunião da Frente Popular e o pessoal decidiu fazer uma vigília na casa do Lula, a partir dia 19 – que é o dia da Greve Geral que não vai acontecer. Eu acho que nos temos que fazer uma ampla mobilização, chamar o pessoal para essa vigília e eu acho que nós temos que falar agora o seguinte: temos que ocupar São Bernardo! E eu espero, na base da ‘esperança é a última que morre’, que efetivamente as organizações sindicais, o PT e tudo mais, se disponham para ocupar São Bernardo e ai já seria a partir do dia 19.

Nos do PCO vamos imprimir, pra começar, 100 mil cartazes contra a prisão de Lula e nós estamos chamando todos os setores e todos os Comitês de Luta do PT a se mobilizar e pregar esses cartazes nacionalmente. Imprimir nova quantidade de cartazes, fazer uma campanha que realmente tenha um eco nacional profundo.

Vejam bem companheiros, muita gente em vários lugares as pessoas fazem perguntas nos debates aqui e em entrevistas assim: por que o povo não se mobiliza ?  Nós temos que jogar essa pergunta fora e colocar a coisa pela positiva: vamos a rua mobilizar o povo! E não vamos ficar aqui: por que será que o povo não se mobiliza ? Nós temos que ir na periferia de São Paulo pregar o cartaz, distribuir o panfleto, e nós vamos imprimir também 1 milhão de panfletos pra começar e tem que chamar o povo, pegar um carro de som e fazer uma agitação politica contra a prisão do Lula. É assim que o povo se mobiliza!

A resposta da pergunta da mobilização do povo é a seguinte: o povo se auto-mobiliza. Como é que ele se auto-mobiliza ? Como é que ele mobiliza a si mesmo ? Ele mobiliza a si mesmo a começar por aqueles setores que são os setores politicamente mais esclarecidos e mais conscientes do povo. O cidadão mais consciente tem que despertar a consciência dos outros que são menos conscientes. É assim que se mobiliza o povo. Nós temos que ir as ruas e promover uma gigantesca mobilização e isso é urgente!

Como eu falei, em 20 dias a justiça pode decretar a prisão de Lula. Nós não temos bola de cristal, nós não sabemos o que vai acontecer mas nós não vamos nos basear em nenhuma hipótese otimista, por que até um momento as hipóteses otimistas nenhuma delas vingou. A direita vai la e faz o que ela quer fazer e faz com segurança e determinação. Então isso aqui é muito importante.

É preciso começar imediatamente uma enorme campanha em torno da questão da prisão do Lula. Nós já tinham dito e o próprio Lula chegou a falar assim: não, não falem da minha prisão. E veja a que ponto nós chegamos, diretamente no ponto da prisão, então tem que falar diretamente da prisão e temos que promover uma mobilização muito ampla.

Não adianta chegar e falar assim. É preciso despertar a consciência e a mobilização popular. É preciso levar o pessoal a protestar, é preciso levar o pessoal a Sao Bernardo para cercar lula de uma multidão gigantesca, de uma massa que esta contra o golpe de Estado. Nos temos que mostrar para a direita e para a burguesia que eles não vao conseguir fazer essa operação fraudulenta de tirar o Lula, escolher um direitista, enrolar todo mundo, fazer uma eleição ‘fajuta’ e o cara vai aplicar aqui contra nos uma politica de guerra. E a única maneira de fazer isso ai é através de uma mobilização enérgica, ampla e profunda.

Eu acho que o papel de destaque nessa mobilização cabe aos comitês que foram formados. Nós formamos uma quantidade de comitês e o PT que é um partido maior que o nosso formou um numero ainda maior de comitês e é preciso mobilizar esses comitês para se colocar contra a prisão de Lula. Isso daqui é a questão chave do momento e nos temos que nos concentrar nisso ai.”

Entenda melhor tudo que envolve a necessidade da prisão de Lula pelos golpistas, para o avanço do golpe contra a população, tudo na Rádio Causa Operária, no canal da Causa Operária TV (COT) e no canal do YouTube e acompanhe os trechos do maior programa do PCO: Análise Política da Semana.
Há um esforço do PCO em construir um canal de transmissão de conteúdo audiovisual que possa ter programação 24 horas ao dia. Mais programas estão sendo construídos e tudo pode ser feito com mais facilidade e rapidez se houver contribuições para tanto em nossa campanha financeira em: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/abaixo-a-rede-globo-contribua-com-a-causa-operaria-tv