Contra a sentença encomendada pela direita, impedir a prisão de Lula!

O resultado do julgamento do pedido de habeas corpus pela defesa do ex-presidente Lula no Superior Tribunal de Justiça (STJ) não foi nenhuma surpresa: o pedido foi negado por unanimidade pelos ministros do Tribunal. Foram cinco votos a zero contra o habeas corpus preventivo que a defesa pediu para que Lula aguardasse o julgamento do caso triplex em liberdade até que todos os recursos fossem julgados, até a terceira instância.

O pedido sequer deveria existir, já que o direito a liberdade até o julgamento em terceira instância é um direito garantido pela Constituição. Mas os golpistas estão passando por cima de direitos básicos da população e esse é um deles. Como bem disse Rui Costa Pimenta em Análise na TV 247, o que o Judiciário golpista está fazendo é um golpe contra a Constituição.

Do resultado do julgamento do STJ nessa terça-feira há de ser tirada novamente a lição fundamental do golpe de Estado: não é possível confiar nem minimamente nas instituições que estão todas comprometidas com a direita e o imperialismo.

O Judiciário é um fator essencial para o andamento do golpe de Estado e está nas mãos dos juízes, uma casta de privilegiados que agem de acordo com os interesses dos grandes capitalistas estrangeiros, a prisão de Lula e o consequente aprofundamento do golpe e do regime de exceção no País.

É preciso denunciar o Judiciário e chamar o povo a sair às ruas contra a prisão de Lula e a intervenção militar.