O que está ruim pode e vai piorar, se os golpistas triunfarem

Um vídeo circulou pela internet nos últimos dias causou uma enorme repercussão e trouxe de volta a discussão sobre o direito universal a educação. Alguns estudantes foram filmados atravessando um rio de canoa sem coletes salva vidas para irem até a escola na cidade de Icó, no Estado do Ceará.

O dono da canoa que também estava com a filha na canoa no momento em que atravessavam o rio, tinha como intenção mostrar a cheia do rio depois de muito tempo de seca que castigava a pequena comunidade ribeirinha. Se por um lado a intenção era trazer boas notícias, a viralização do vídeo trouxe a tona as perigosas condições a que os embarcados estavam submetidos.

Ao atravessar o rio no momento da cheia sem coletes, os alunos corriam sério risco de vida. Essa é a realidade nos rincões do Norte e Nordeste. Tudo é difícil, para tudo é preciso fazer um enorme esforço passando por duras privações. Não falta apenas um estudo de qualidade, uma escola ao menos, falta água, falta comida, falta até o básico para se viver.

Estas condições precárias e perigosas, estão se aprofundando com o golpe, com o governo inimigo do ensino público e de tudo que diga respeito às necessidades populares. Por isso é necessária uma ampla mobilização contra o golpe de estado em andamento e que no momento se aprofunda para um golpe militar e quando se encaminha para colocar o ex-presidente Lula atrás das grades. Quando a direita golpista a serviço dos imperialismo tiver carta branca e conseguir implantar a sua política de terra arrasada no país, os alunos da canoa, o canoeiro e cidades inteiras como a Icó no Ceará serão os primeiros a sofrer os efeitos do golpe. E não haverá discussão e retórica que dará jeito na situação.

contribua com a nossa Vakinha online com o quanto puder e o quanto quiser.

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/contribua-com-a-campanha-contra-prisao-de-lula