Lula mantém a sua candidatura: o caminho para derrotar o golpe é a mobilização popular

O ex-presidente Lula tem demonstrado uma enorme fibra. Em depoimento, o candidato a vice-presidente do PT, Fernando Haddad, afirmou que Lula não pretende desistir da sua candidatura e que vão apelar para todas as instâncias possíveis, incluindo aí recursos junto à ONU e ao STF.

Essa posição é muito significativa e aponta um perspectiva de luta. É fundamental que Lula e o PT utilizem de todos os recursos disponíveis para garantir a candidatura do ex presidente.

No entanto, devemos afirmar claramente. A única forma de derrotar a direita e o golpe é através da mobilização popular, conforme foi demonstrado em São Bernardo, diante da prisão de Lula. Foi um dos únicos momentos onde o golpe ficou em suspenso. Durante pouco mais de 24 horas, a ordem de prisão de Lula não foi cumprida, o que colocou o golpe em xeque.

A decisão de Lula foi acertada. O papel de toda a esquerda nacional nesse momento é mobilizar as massas para garantir candidatura de Lula, da mesma forma que foi feita no ato em Brasília no dia 15 de agosto.

É preciso que a Frente Brasil Popular, a CUT, o PT e todas as organizações de luta dos explorados, convoquem uma grande mobilização contra a cassação de Lula.

Só a mobilização popular pode libertar Lula e derrotar o o golpe da cassação aprovado pelo TSE.