Governo golpista cortará milhares de bolsas em 2019

Foi anunciado essa semana o cortes de verbas pela a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, são os efeitos nefastos da Emenda Constitucional nº 95/2016 (Teto dos Gastos), que diminui o orçamento das áreas sociais pelo próximo período de 20 anos e limita novos investimentos em, por exemplo, saúde e educação, começam a ser sentidos.

A CAPES foi notificada sobre um corte gigantesco em seu orçamento que implicará no corte de mais de 93 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além da suspensão de pagamento de 105 mil bolsistas de três importantes programas de formação dos profissionais da educação básica, como o Pibid e o Parfor.

Os cortes de bolsas são o começo da privatização das universidades públicas, pois como os alunos vão se manter nos cursos? Com isso, entra a iniciativa privada nas pesquisas, porém os estudantes serão mais tolidos nas pesquisas. Os tubarões do ensino particular desejam pegar esse filão, pois para eles é algum extremamente lucrativo.

No segundo semestre os professores devem debater uma verdadeira mobilização para barrar todos os retrocessos impostos pelos golpistas, pela liberdade de Lula e pela derrota do golpe.