Em Salvador, população protesta contra assassinatos de negros pela PM

Na última quarta-feira (20) um grupo de manifestantes, da população negra e dos movimentos sociais realizou um protesto contra os de assassinatos cometidos contra a a população negra pelo aparato repressivo do Estado.  Segundo o Atlas da Violência 2018, um negro na Bahia tem cerca de quatro vezes mais chances de ser assassinado que um não negro. O protesto denuncia ainda o caráter assassino e genocida da ação da polícia contra essa população.

Os manifestantes defenderam seja criada uma comissão de inquérito para investigar as mortes de da população negra no Estado. Como é sabido parte substância destas mortes e que não constam em registro é cometida pela ação do Estado por meio da polícia.

Os manifestantes realizaram uma caminhada no subúrbio de Salvador, saindo da praça do Lobato, ocupando uma faixa da avenida Suburbana, em direção ao parque do São Bartolomeu, onde encerraram o ato.

É sensível o aumento da violência letal da parte do Estado nos últimos anos contra o negro. Desde que o golpe de Estado se efetivou aumentou a política terrorista contra o negro proporcionalmente a o aumento da violência simbólica e do racismo contra ele. Evidentemente, não é coincidência mas uma política deliberada pela golpistas de repressão ao negro assim como aos movimentos sociais e as organizações de trabalhadores.