VÍDEO: “Por que a ditadura caiu?”, descubra na Universidade de Férias

Da redação – O companheiro Rui Costa Pimenta, Presidente Nacional do Partido da Causa Operária, explicou na última Análise Política da Semana a importância da Universidade de Férias, o maior curso de formação marxista do país, que neste semestre completa sua 42ª edição e 20 anos de realização.

Primeiramente o tradicional curso é a base teórica para a militância do partido, valendo ressaltar que criamos uma vivência socialista duas vezes ao ano, no verão e no inverno, uma oportunidade de férias extremamente relaxantes aos trabalhadores, com um curso de formação política.

Segundo Rui Costa Pimenta:

“Nós vamos abordar o problema da situação política, desde a crise da ditadura, e do fim da ditadura, até o golpe de 2016 e logicamente a situação atual.

Por que nós decidimos fazer esse curso, que vai conter 7 exposições, abordando esses acontecimentos ? No debate sobre a questão do golpe, nós notamos que há uma série de incompreensões que derivam do fato de que a maioria das pessoas não tem uma avaliação, uma caracterização correta, desses acontecimentos históricos da história do brasil: por que que a ditadura caiu ? Qual foi o caráter da transição política que levou ao regime dito democrático ? Que regime democrático é esse ? Qual que é o significado da Constituição de 1988 ?  Qual é o significado da reformulação partidária que se seguiu ao regime militar ? Qual a relação entre o regime político da época da ditadura e o regime atual ? Quais são os seus elementos de continuidade ? A evolução do sindicalismo brasileiro e da classe operária brasileira; A formação da CUT, o papel do próprio Lula; O governo Sarney e o conjunto dos governos que surgiram depois da ditadura militar (Collor, Itamar Franco, FHC e os governos do PT); Qual foi o caráter dos governos do PT ? Quais foram as etapas ? Como é que nós chegamos a uma etapa de esgotamento geral do regime ?

Resumindo, nós vamos procurar debater nesse curso, não apenas contar história, mas debater uma caracterização dos acontecimentos, qual que é o sentido político geral desses acontecimentos.

Então é um curso muito importante para todas as pessoas que querem ter uma base mais sólida, mais bem estruturada, não apenas de conhecimento mas de compreensão do desenvolvimento político do brasil desde a época da Ditadura Militar, que é muito importante para compreender a situação atual. Vamos relacionar isso com os acontecimentos internacionais, o desenvolvimento da situação política internacional, procurando oferecer um panorama político e teórico do que aconteceu no Brasil”.

Você trabalhador que busca um curso que realmente explique a situação política, de forma clara, com análise marxista, procure a Secretaria de Organização (SORG) do PCO, veja a melhor forma de pagamento e venha para as melhores férias socialistas.

Ressaltamos aos interessados, que o curso preza pela riqueza de detalhes, por isso o período de uma semana, onde, após as aulas são organizados grupos de discussão com material impresso que resultam em perguntas relacionadas aos debates diários, para aumentar a absorção dos conteúdos.

Convidamos todos os trabalhadores para participar dessa atividade de crescimento teórico e prático coletivo. Afinal, como bem disse o líder da Revolução Russa de 1917, Vladimir Lenin:

“Sem teoria revolucionária, não há movimento revolucionário”.

Quer entender melhor o que é a Universidade de Férias e Acampamento da Aliança da Juventude Revolucionária?

https://www.causaoperaria.org.br/acervo/blog/2018/01/06/o-que-e-universidade-de-ferias-do-pco/#.WzvfZdhKjEo

https://www.causaoperaria.org.br/universidade-de-ferias-3/

Seguem os contatos para você fazer agora sua inscrição:

Email: pco.sorg@gmail
Telefone:
TIM: (11) 98589-7537
Vivo: (11) 96388-6198
Claro: (11) 97077-2322
Oi: (11) 93143-4534

Segue a fala de Rui Costa Pimenta: