Uma verdadeira tortura psicológica contra as mulheres

Este não é o primeiro caso e não será o último, em que as mulheres são atacadas duramente por uma política repressiva que, a cada estatística publicada demonstra que a opressão da mulher está longe de acabar diante do cenário que está colocado. O caso de Rebeca Mendes, a jovem de 30 anos, que no ano passado fez pedido de aborto à justiça de São Paulo é mais um daqueles em que as mulheres sofrem com a tortura psicológica que é implantada com a proibição do aborto.

A jovem entrou com pedido de aborto no STF (Supremo Tribunal Superior), o mesmo que fora negado pela ministra Rosa Weber. Rebeca já é mãe de duas crianças, o pedido de aborto foi justamente por não ter condições de criar um terceiro filho, um problema não só econômico, mas que a jovem também coloca que, não possuía condições emocionais para prosseguir com a gravidez – sendo ela indesejada-  mesmo sabendo que a legalização da prática no país somente contempla vítima de estupro e quando a gravidez oferece risco para a vida da gestante.

A política que está colocada para as mulheres é a política de massacre de direitos elementares da garantia de suas vidas, no que diz respeito à criminalização da prática de aborto. São milhares de mulheres que morrem anualmente ao realizarem aborto em clínicas clandestinas, o desemparo do Estado nesse sentido contribui para que esse número aumente efetivamente todos os anos, sabendo que este é o único caminho a ser recorrido pelas mulheres pobres e em sua grande maioria negra.

A luta da mulher perpassa por muitos entraves, sendo o aborto o fator determinante de sua opressão. Além, de ser uma maneira de torturar as mulheres – as obrigarem a prosseguir com a gravidez indesejada- é um claro exemplo do controle de metade da população que, são as mulheres. A legalização do aborto é uma pauta a ser reivindicada imediatamente; logo precisa estar na ordem do dia por fim às leis repressivas e obscurantistas que somente tornam as condições de vida das mulheres cada dia mais insustentável.