Nenhuma crença no STF, só a mobilização pode tirar Lula da cadeia e derrotar o golpe

De acordo com o portal InfoMoney, ligado diretamente aos interesses dos donos do golpe, o ex-presidente Lula poderá ser libertado em breve. Segundo o portal, o fato de que o ministro Edson Fachin decidiu julgar um recurso apresentado pela defesa do ex-presidente significaria uma possível liberdade para o ex-presidente.

A liberdade de Lula, no entanto, não virá pelos dedos de Fachin. Não há nenhum espírito “democrático”, “garantista”, “legalista” ou “constitucional” capaz de reverter a decisão do STF. Afinal, para dar o golpe em Dilma Roussef e para prender o ex-presidente, a burguesia lançou mão de inúmeras ilegalidades. Dilma foi deposita sem ter cometido nenhum crime comprovado – e logo depois as chamadas “peladas” deixaram de ser ilegais.

As investidas do imperialismo contra o governo do PT e contra as lideranças da esquerda e do movimento operário não ficaram apenas nas arbitrariedades do Judiciário. Durante a caravana do ex-presidente Lula pelo Sul do país, milícias armadas de extrema-direita atentaram contra a vida do ex-presidente, demonstrando a impaciência de vários setores com a suposta “demora” do STF em julgar o habeas corpus do maior líder popular do país. De forma ainda mais descarada, o comandante do Exército Eduardo Villas Bôas ameaçou um golpe militar no caso de o STF aceitar o habeas corpus do ex-presidente.

A liberdade de Lula só poderá vir como resultado de ações concretas, isto é, como resultado da luta entre os golpistas, capachos do imperialismo, e os trabalhadores e setores democráticos. Por isso, a liberdade de Lula está condicionada à mobilização revolucionária dos trabalhadores, isto é, uma mobilização que seja capaz de colocar os golpistas contra a parede.

Para libertar o ex-presidente Lula, é necessário impulsionar os comitês de luta contra o golpe, ampliando a campanha contra os golpistas e fortalecendo a organização e a autodefesa dos trabalhadores. Rumo à Conferência Nacional Aberta de Luta Contra o Golpe! Liberdade para Lula!