Secretário de Doria perde direitos políticos por fraude no Metrô

Foi  condenado na última semana por improbidade administrativa em razão de fraude no processo da licitação da linha 5-lilás do Metrô o secretário municipal de Mobilidade e Transportes e ex-presidente do Metrô, Sergio Avelleda.

O secretário juntamente com o cartel formado por Andrade Gutierrez, Galvão Engenharia, Mendes Junior, OAS entre outras, terão que pagar multa de R$ 326 milhões, corrigidos desde 2011. Na sentença, Sérgio Avelleda também foi condenado à perda de função pública e direitos políticos por cinco anos. Além das empreiteiras, as empresas Serveng-Cuvilsan, Heleno & Fonseca, Iesa, Cetenco, CR Almeida e Cosben também foram condenadas.

Em relação às empresas, estas estão proibidas de prestar serviços para o poder público e de receber incentivos fiscais ou de crédito por cinco anos. As sentenças não têm efeito imediato.

Como sabemos, a corrupção é inerente ao sistema capitalista e mostra que ao contrário do que a justiça está fazendo com a tentativa de prisão de Lula, procurando apresentá-lo juntamente com a imprensa burguesa até como o “grande chefe de quadrilha” do país, a corrupção está mesmo é com a grande burguesia nacional e internacional. No entanto, a perseguição ao PT e a Lula, também gerou enorme quebradeira e fechamento de empresas, como no caso das empresas de carne, no caso JBS e outros; na Petrobrás através de empresas que prestavam serviços à estatal, colocando milhões de trabalhadores no olho da rua.

Agora no caso do secretário de Doria juntamente com as empresas, quem vai pagar a conta com verdadeiro sofrimento e desespero serão os trabalhadores destas empresas jogados ao desemprego pela extinção dos contratos em andamento.