PT se antecipa a julgamento e lança carta ao povo brasileiro

Independentemente do que acontecer no julgamento do ex-presidente Lula, no dia 24, em Porto Alegre, o PT já decidiu que vai seguir impulsionando sua candidatura de qualquer forma, com ou sem condenação.

Nesse sentido, o Partido dos Trabalhadores já programa o lançamento de uma nova Carta ao Povo Brasileiro, provavelmente para o dia 26 de fevereiro, data na qual o partido irá completar 37 anos de existência.

O documento, elaborado pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, é fruto de meses de debates entre economistas e acadêmicos que se reúnem toda semana na sede do Instituto Lula. Antes de ser finalizada, a carta passará pelas mãos do próprio ex-presidente.

Se Lula for condenado em segunda instância, ele terá até o dia 15 de agosto para defender a elegibilidade de sua candidatura, que será julgada pelo não menos golpista Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ultimamente decidiu até mesmo censurar redes sociais durante a próxima campanha.

Sem entrar no mérito do conteúdo da carta, vale ressaltar que é uma política acertada do PT defender a candidatura de Lula, mesmo se a condenação fantasiosa de Sergio Moro for confirmada pelo TRF-4. O partido não pode se entregar ao golpe e encarar as próximas eleições com normalidade, para o seu próprio bem e para o bem de toda a esquerda, que neste momento vê sua existência ameaçada pelos golpistas.