Pistoleiros atacam acampamento e deixam sete sem-terra da feridos em Minas Gerais

Neste dia 8 de março, pistoleiros fortemente armados atacaram o acampamento da Frente Nacional de Lutas (FNL), no município de Capitão Enéas, no Norte de Minas Gerais, e tentaram assassinar os integrantes que estavam ocupando o latifúndio.

Os pistoleiros invadiram o acampamento dentro de um caminhão baú, atirando em direção às famílias, resultando em sete feridos. Um dos baleados é o coordenador da Frente Nacional de Luta, Tiago Coimbra, de 32 anos, atingido na perna e no tórax, encontrando-se internado. Outros dois adolescentes foram agredidos a coronhadas e socos. Os outros feridos foram atingidos de raspão e espancamento.

Cerca de 120 famílias ocupam o latifúndio Norte América há anos e há uma disputa na justiça pela desapropriação e são tratadas com extrema violência pelo latifundiário, grileiro de terras e ex-prefeito de Montes Claros, Léo Andrade.

Os latifundiários da região, em particular dos latifúndios da Norte América e Canoas, já atacaram as famílias sem-terra em 2017, quando três integrantes do acampamento sofreram uma emboscada e quase foram assassinados.

Os conflitos na região estão ficando cada vez mais violentos depois do golpe de Estado e há uma tentativa de todos os setores dos latifundiários, golpistas, pistoleiros e forças policiais para atacar os sem-terra.

É preciso denunciar esses ataques e exigir o direito de autodefesa dos trabalhadores sem-terra antes que o latifúndio acabe assassinando alguma liderança dos acampamentos da região.