Brasileiro faz história e é finalista no Circuito Mundial de Tênis de Mesa

Brasileiro faz história e é finalista no Circuito Mundial de Tênis de Mesa realizado no Aberto do Catar. O brasileiro Hugo Calderano bateu na semifinal o chinês Lin Gaoyuan, número 4 do mundo, por 4 sets a 0, parciais de 11-9, 11-8, 11-4 e 11-6.

O brasileiro que já havia vencido o atual número 1 do mundo na última sexta-feira, o alemão Timo Boll, pelas oitavas do Aberto do Qatar. Com resultado, tenista vai à Final e enfrentará chinês Fan Zhendong, número 2 do mundo.

O tênis de Mesa assim como o Futebol é originário da Inglaterra, no entanto, assim como no futebol não foram os britânicos que se tornaram escola para essa prática e sim os chineses, que há décadas são considerados os melhores do mundo.

Para se ter uma ideia da superioridade chinesa no esporte que é a potência olímpica desde a inclusão do tênis de mesa nos Jogos, em 1988. Foram 53 medalhas, sendo 28 de ouro em 32 possíveis. A Coreia do Sul vem atrás, bem atrás, com três ouros, três pratas e 12 bronzes.

O tênis de mesa popularmente conhecido no Brasil por ping-pong, foi trazido ao país por turistas ingleses que em 1905, começaram a implantá-lo em São Paulo. No entanto, quem impulsionou a prática deste esporte no país foi o estado do Rio de Janeiro, onde em 1924, já se praticava o desporto no Clube de Regatas Vasco da Gama.

O feito do mesatenista Hugo Calderano já é histórico, pois vencer o número 1 e vencer as máquinas chinesas não é para qualquer um.