Mostra de fotografias de mulheres negras

No dia internacional de luta da mulher trabalhadora, 8 de março, começa a mostra “Iabás”, consiste em um compilado de fotografias feitas pelas fotografas Georgia Niara, Jessyca Alves, Juliana Florentino e Nayla Souza Ribeiro. Um dos objetivos desse trabalho consiste na ideia de mostrar as lutas travadas pela mulher negra juntamente com sua resistências em a todos esse encalços.

A mostra conta com 30 fotografias, as mesmas que retratam o caráter de exaltação à luta da mulher negra e a própria visão da sociedade diante disso. Além disso, as fotos acabam também retratando um pouco da trajetória das fotografas autoras da exposição.

Um desdobramento disso, está no ensaio “Perfume do Invisível” feito por Georgia Niara, o ensaio possui 6 fotografias em que a autora tenta demonstrar como as opressões contra a população negra decaem sobre a figura da mulher negra de maneira mais aprofundada. Já Juliana Florentino, tenta resgatar os adereços de matriz africana, no ensaio “Olhares da Negritude”.

Nayla de Souza e Jessyca Alves, realizam ensaio mais pessoais, a primeira faz um apanhado de fotos onde reafirma suas origens no ensaio “Mulheres de Raízes”, enquanto Jessyca destaca a identidade negra.

Por fim, a mostra começa nesta quinta-feira (8) às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som (Miss) de Santos-SP, permanecendo até o dia 6 de abril. O funcionamento do museu é das 14h até às 20h, localizado no Centro de Cultura Patrícia Galvão (Avenida Pinheiro Machado, 48, térreo, Vila Mathias).