Militares no comando: Temer efetiva general no Ministério da Defesa

Esta semana, Silva e Luna foi efetivado pelo golpista Michel Temer como Ministro da Defesa. É a primeira vez, desde sua criação, em 1999, que esse cargo é comandado por um militar.

Luna era ministro interino, substituindo Raul Jungmann, que, atualmente, está no Ministério da Segurança Pública.

A perda total de controle e poder de Temer já foi perceptível diversas vezes. A militarização de seu governo é um exemplo. Desde o decreto dos militares de Garantia da Lei e da Ordem, a lei que afirma que os militares serão responsáveis por julgar os seus em casos de crimes cometidos, até a intervenção militar no Rio de Janeiro. Atualmente a Casa Civil, a Fundação Nacional do Índio e a Agência Brasileira de Inteligência são comandadas por militares.

Os militares orquestram o golpe no país. Cometem verdadeiros massacres e foram os responsáveis pelo pior período da história do país: a ditadura militar, na qual inúmeros são os casos de mortos, desaparecidos e torturados, além da devastação da economia nacional.

Os avanços dos golpistas devem ser barrados imediatamente. Nesse sentido é fundamental a luta contra o golpe e pela liberdade de Lula, bem como pelo seu direito de ser candidato. É através da mobilização popular, com uma política ofensiva de todos os setores populares, que será possível derrotar o golpe.