Memorial da América Latina

Memorial da América Latina foi fundado no dia 18 de março de 1989, no bairro paulistano da Barra Funda. É um núcleo de cultura, política e lazer construído com o objetivo de disseminar as expressões criativas da América Latina, visando estabelecer laços culturais, políticos e sociais entre as nações dessa região continental.

O edifício, arquitetado por Oscar Niemeyer, está localizado em um território de 84.482 metros quadrados de extensão; seu planejamento cultural foi desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro, árduo defensor da causa da integração latino-americana. Esta instituição de caráter público, suficientemente independente, está ligada à Secretaria de Estado de Relações Institucionais.

Além de oferecer um anfiteatro para apresentações, o Memorial da América Latina possui a famosa escultura de Oscar Niemeyer “Mão”. Um marco urbano, o Memorial possui um acervo de arte popular com obras de autores anônimos. Exposições fotográficas e artísticas são realizadas todos os meses. Oferece grandes shows no espaço aberto da área externa. O Memorial é um espaço usado para receber encontros, eventos e reuniões.