Impeachment de Lula: imprensa golpista não quer só “plano B” para o PT, mas também um “programa B”

A pressão da direita contra a candidatura de Lula não se resume apenas à possibilidade do ex-presidente, primeiro lugar em todas as pesquisas, sair como candidato a presidência. Lula, por ser uma liderança histórica do movimento operário, com apoio da maioria das organizações de luta dos explorados e do povo trabalhador, representa uma ameaça ao golpe, caso saia candidato e seja eleito.

Além de fazer uma ataque sistemático contra Lula, impulsionando as campanhas abutres da esquerda, a direita pressiona também para que o programa de Lula e do PT seja alterado, tornando-se mais palatável para os interesses dos golpistas.

Foi o que escreveu no jornal golpista Folha de S. Paulo na ultima segunda-feira (25) o colunista Celso Rocha de Barros. Já apontando que Haddad seria uma opção  para o PT caso Lula seja ilegalmente impugnado pela justiça, o colunista afirma em sua matéria que o PT teria que mudar o seu discurso, o seu programa.

Para o colunista, a defesa da Venezuela contra o imperialismo norte-americano teria que ser abandonada, a questão da reforma da previdência também teria que ser colocada em pauta para que, segundo o colunista da Folha, o PT tivesse alguma chance eleitoral.

Trata-se da mais pura chantagem da direita contra o PT. O texto demonstra também que a campanha a favor do plano B e, de fato, uma campanha direitista, e a variação eleitoral da campanha de virar a pagina do golpe, impulsionada por setores do próprio Partido dos Trabalhadores, pressionados pela direita.

A direita quer que além de abandonar Lula o PT abandone qualquer perspectiva progressista se integrando totalmente ao regime golpista. E necessário denunciar esse ataque da direita e intensificar a campanha pela liberdade e por candidatura contra o golpe.