Gabeira, o ex-guerrilheiro queridinho da Globo, defende intervenção militar

Você ainda acredita em centro, centro-esquerda? Que polarização política só existe na cabeça de alguns maldosos?

Em menos de dez dias que a bancada do PDT, de Ciro Gomes, votou a favor da intervenção militar no Rio de Janeiro, temos agora uma declaração de amor às Forças Armadas vinda de Fernando Gabeira.

O jornalista global Fernando Gabeira, membro-fundador do Partido Verde, ex-partido que Marina Silva (aquela que apoiou Aécio Neves, que foi dispensado até pelo próprio partido) também já partilhou. Gabeira tem em seu currículo participação em movimentos de guerrilha.  Mas, e daí? Seria mais um “sou de esquerda, mas ninguém acredita”? Frase dita por Fernando Henrique Cardoso em 2014.

Declarou Gabeira: “não tenho o direito de encarar o Exército com os olhos do passado, fixado no espelho retrovisor. Além de seu trabalho, conheci também as pessoas que o realizam.” Ganhando aplausos de Eduardo Villas Bôas: “artigo muito sensato do Jornalista @gabeiracombr. É chegada a hora de parar de procurar em cada ação desencadeada pela Força Terrestre uma oportunidade de crítica inconsistente e de base ideológica ao @exercitooficial”, foram as palavras do general satisfeito em seu twitter. Que, por sua vez, é o mesmo general que disse, em entrevista ao BBC, em novembro de 2017: “sempre vêm lembranças relativas ao período de 1964… O Exército continua o mesmo daquele período, com os mesmos valores, os mesmos princípios, os mesmos objetivos” (grifo nosso)

A Globo, para quem Gabeira trabalha, também é a mesma de 64. Que no dia 2 de abril de 1964 publicou o editorial que celebrava a implantação da ditadura militar, que durou 21 anos; “unir-se todos os patriotas, independentemente de vinculações políticas, simpatias ou opinião sobre problemas isolados”.

Sem verniz; de um lado estão os trabalhadores, do lado oposto estão os golpistas, sendo parte deles o monopólio da mídia. Os queridinhos da grande mídia são, na prática, inimigos do povo.