Futebol: expressão popular contra a burguesia

Em todos os países, as manifestações e a culturas populares em geral se opõem às tendências aristocráticas da burguesia. No caso do esporte é comum, em vários países, que determinados jogos sejam identificados com a classe operária e as camadas mais pobres e outros com as camadas mais endinheiradas. O futebol é um esporte em geral, na maioria dos países, identificado com a classe operária, por isso é tão popular no mundo todo.

No Brasil, essa característica é bem definida. O futebol é parte da cultura popular brasileira. Ele movimenta amplas massas de trabalhadores no que é potencialmente uma enorme mobilização do povo. Basta uma breve análise para ver que, justamente pelo caráter popular desse esporte, a burguesia não gosta de futebol. Existe uma confusão no meio da esquerda pequeno-burguesa que confunde a exploração do futebol pela burguesia em busca de seus interesses, do lucro que resulta desse enorme mercado que é o futebol, com uma identificação do esporte com a classe dominante. A burguesia atura o futebol porque na medida em que consegue controlar para garantir seus lucros, existe uma intensa luta contra o futebol, basta olhar para a constante perseguição às torcidas organizadas, o encarecimento dos preços dos ingressos nos estádios, a proibição de manifestações de rua em torno do esporte, a repressão policial nos estádios.

O golpe no Brasil deixou claro também que essa burguesia, que é quem dá a orientação política para os coxinhas, tem verdadeiro asco do povo e da cultura brasileira. Embora tenham usado a camisa da Seleção nos coxinhatos, a maioria ali desprezo o Brasil e sua cultura. São amantes dos Estados Unidos.

Um aspecto importante, portanto, é que o futebol, assim como as diferentes formas de expressão da cultura popular, são uma maneira encontrada pelo povo de se afirmar diante das classes dominantes. Enquanto o opressor tem poder e dinheiro, usa a força bruta para reprimir, o povo procura mostrar-se inteligente, procura desenvolver a criatividade para enfrentar o opressor. Esse mesmo caso explica também o sentimento nacionalista do Brasil diante das seleções dos Países imperialistas. O futebol é a maneira que o povo brasileiro expressa a luta contra a opressão dos colonizadores e isso é mais claro ainda no futebol por se tratar de um esporte praticado no mundo todo.

Portanto, a cultura popular, e no caso brasileiro o futebol tem importância ainda maior nesse sentido, faz parte da formação da personalidade das camadas populares contra a burguesia. A ideia de que o futebol é da burguesia, ou que é um simples mecanismo de manipulação da burguesia, é não compreender a importância da cultura popular para a luta do povo, ou seja, é tratar o terreno da cultura, e por consequência da arte, como algo meramente supérfluo ou artificial, sem nenhuma relação com a luta de classes.