EUA: juíza manda prender chefe da campanha de Trump

Nesta sexta-feira (15), uma juíza federal dos EUA condenou Paul Manafort à prisão por adulteração de testemunhas. Manafort foi o chefe da campanha de Donald Trump à presidência e é um dos principais focos da investigação conduzida pelo promotor Robert Mueller. A investigação teria sido montada para apurar uma suposta participação russa nas eleições norte-americanas. A Rússia foi acusada de ter interferido nas eleições dos EUA, favorecendo a candidatura de Trump.

Trump foi eleito contra a principal ala do imperialismo norte-americano, representando um setor secundário e mais fraco da burguesia imperialista. A política desse setor secundário entra em uma série de contradições com os interesses dos grandes monopólios financeiros que comandam o regime político. Um exemplo dessas contradições são as taxas de importação sendo impostas à China nesse momento, política que contraria os interesses dos grandes monopólios e beneficia determinados setores menos poderosos da burguesia.

Por conta dessa contradição, Trump governa sob ameaça de impeachment desde os primeiros dias de governo. O cerco às pessoas que fizeram parte de sua campanha ou de seu governo se dá no marco dessa pressão contra seu governo e sua política. Trata-se de um fator de permanente crise no regime política da principal burguesia imperialista do mundo, uma consequência da crise capitalista de 2008, que nunca se fechou até hoje.