Estudantes reagem a jornal fascista na PUC-RJ

Alunos da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-RJ) manifestaram-se, na última sexta-feira (16), contra jornal distribuído nos portões da faculdade. “O universitário”, jornal editado pela instituição católica Dom Bosco, veiculava matérias em favor do deputado fascista Jair Bolsonaro, prometendo “expurgar a heresia comunista da PUC”.

Como parte da reação, à medida que os alunos recebiam os jornais, manifestações eram realizadas como forma de protesto à política do jornal. Exemplares foram rasgados, discussões se despertaram, o que demonstra a necessária polarização e rejeição por parte dos alunos à mensagem anti-comunista.

É importante sabermos que é preciso derrotar a direita fascistoide nas ruas, ganhando o terreno prático e político. Isso só é possível por meio da derrota do golpe, a partir de uma série de iniciativas da classe trabalhadora e de setores democráticos. Caso contrário, à medida que o golpe se aprofunde, será visto o crescimento de setores fascistas com ideias ultrareacionárias ocupando as ruas, que sempre foi o lugar do povo.