Em partida inaugural da Copa, anfitriã Rússia goleia Arábia Saudita

A Copa do Mundo da Rússia teve sua abertura realizada nesta quinta-feira, dia 14. Contudo, nem mesmo o mais otimista dos torcedores russos poderia imaginar uma estréia tão surpreendente. Tudo bem que os adversários dos russos foram os sauditas, que praticam um futebol prá lá de sofrível, sem nenhuma técnica e qualquer mínima inspiração. Mas é difícil acreditar que até mesmo os próprios jogadores, comissão técnica, o presidente Vladimir Putin e principalmente os torcedores pudessem imaginar que a desacreditada seleção do país que sedia a Copa seria tão bem sucedida na partida de estréia.

A seleção russa – mesmo sem apresentar qualquer brilhantismo – aplicou uma respeitável goleada na Arábia Saudita, fazendo 5 x 0 e levando os milhares de torcedores ao delírio no estádio da capital, Moscou. Os anfitriões não foram incomodados em nenhum momento da partida pelos sauditas, que somente ameaçaram a meta russa em lances esporádicos e sem perigo para o guarda-metas da casa. Os gols foram acontecendo como resultado da superioridade técnica russa, que imprimiu velocidade e contra-ataques bem articulados, diante de uma frágil e desencontrada seleção saudita.

Para o próximo compromisso, no entanto, os anfitriões não deverão encontrar a mesma facilidade, pois o adversário será o Egito, do craque Mohamed Salah, que muito provavelmente estará em campo, recuperado da contusão na clavícula, onde se lesionou durante a partida pela final da liga dos campeões, quando foi vítima de uma entrada desleal e maldosa do zagueiro espanhol Sérgio Ramos.

A partida será realizada na sexta-feira, dia 15 e vem cercada de grande expectativa, principalmente se for confirmada a presença de Salah no ataque da seleção egípcia. Os uruguaios, por sua vez, chegam à Copa com um time bem preparado, com bons valores que atuam no futebol europeu, vários deles remanescentes do último mundial, como a dupla de ataque composta por Suarez e Cavani, além do bom goleiro Muslera. É jogão. Vale conferir.