Crise nos EUA: Trump demite chefe da diplomacia e coloca membro da extrema-direita em seu lugar

A crise do imperialismo mais uma vez aparece em seu principal centro político: os EUA. O presidente do país, que já não era o favorito dos banqueiros para assumir o cargo nas eleições (sendo a escolhida, Hillary Clinton), decidiu demitir seu chefe da diplomacia, Rex Tillerson, para colocar o diretor da CIA, Mike Pompeo, em seu lugar.

Desta maneira, Trump retirou um homem de confiança da principal ala do imperialismo norte-americano para colocar uma figura da extrema-direita, mais alinhada com seus interesses, revelando a luta interna entre os dois grupos dentro do país. Sobre Pompeo, Trump disse: “Estamos sempre no mesmo comprimento de onda. A relação tem sido muito boa, e é isso que preciso para um secretário de estado.”

Para Trump, Tillerson não compreendia o objetivo de sua política externa. Justamente, como um aprofundamento da crise dos EUA, demitiu-o para fortalecer seu poder político dentro do país, já que diversas vezes tem sido atacado por dentro dele, como foi o caso com o FBI.