“Cracolândia”: região no centro de São Paulo é alvo de novo ataque da polícia em favor da especulação imobiliária

A Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo realizaram uma operação para apreender drogas e entorpecentes na região central da cidade, conhecida como Cracolândia. Sob o pretexto da luta contra as drogas, a ação da PM e da GCM nada mais são do que um ataque contra a população pobre e moradora de rua da cidade. De acordo com as informações, uma pessoa foi detida.

E necessário não cair no discurso simplista e direitista da imprensa burgues, no qual as acoes dos aparatos repressivos do estado visam combater o crime e os criminosos. O que esta por trás da repressão tanto da Polícia Militar, quanto da Guarda Civil contra a população pobre são os interesses da especulação imobiliária, ou seja, dos grandes capitalistas, os quais não tem qualquer escrúpulo em exterminar o povo pobre para atender os seus interesses.

Vale destacar ainda que o problema das drogas e da grande quantidade de moradores de rua em um cidade como São Paulo e consequência direta da politica da direita, que se aprofundou em muito com o golpe de estado. Os inúmeros ataques aos direitos da população, como nos direitos trabalhistas, o corte de investimentos sociais, apenas aumenta o contingente popular de desempregados no pais e de pessoas que vivem em situação de miséria.

Ao contrário do que prega a direita e os golpistas, esse problema não sera resolvido com o extermínio da população moradora de rua pelas mãos da polícia, mas sim com uma política voltada para atender os interesses básicos da população, o que só pode ser conquistada no pais hoje com a derrota do golpe de estado, ou seja pela mobilização popular contra a politica de terra arrasada da direita.