Cinismo: direita racista quer atacar esquerda por “racismo”

Um artigo esdrúxulo do não menos esdrúxulo sítio de propaganda direitista “O Antagonista” acusa o presidenciável Ciro Gomes de racismo. A acusação deriva de uma fala de Ciro que chama o vereador paulistano Fernando Holiday de “capitãozinho do mato”. O artigo também investe contra o Movimento Negro e políticos de esquerda por não terem se manifestado contra as palavras pretensamente racistas de Ciro.

O artigo já é equivocado ao deixar subentendido que Ciro Gomes é um político de esquerda. Isso é característico do objetivo institucional do referido sítio que é a desinformação. O raso e curioso artigo escrito com menos de quarenta palavras procura mais uma vez embarcar no clima de “dedodurismo” em vigor no país para vilipendiar pessoas que não endossam o ideário fascista do pasquim ordinário. Não custa lembrar que a expressão “capitão do mato” se refere a pessoas que na era da escravidão legal no Brasil eram encarregadas de caçar escravos fugidos. Existiam capitães do mato brancos e pretos. Modernamente é uma expressão pejorativa empregada para designar pessoas de qualquer etnia que tenham atitude hostil à raça negra. Logo enxergar racismo nesse caso é ignorância, oportunismo ou má-fé.

O vereador que em várias oportunidades negou a existência de racismo no Brasil, de maneira cínica frequentemente se escuda atrás de acusações de racismo contra seus críticos. Por outro lado mais uma vez a direita se utiliza de ferramentas construídas por uma certa esquerda chamada identitária que de maneira histérica clama pela punição de qualquer um que dela discorde.