Ceará também já está sob intervenção militar

Na madrugada de segunda-feira (19), chegou em Fortaleza, capital do Ceará, uma força-tarefa montada pelo governo federal do golpista Michel Temer, demonstrando ainda mais a preparação das Forças Armadas para um golpe militar caso as coisas escapem do controle da burguesia golpista.

Assim como no Rio de Janeiro, a desculpa usada é o combate contra o crime organizado – desculpa esfarrapada que só serve para convencer os setores histéricos da classe média.  A imprensa burguesa justificou a intervenção militar com a desculpa da “escalada de violência” vivida pelo Ceará, que na verdade é fruto da própria política dos golpistas de descaso com a população.

Cada vez mais, a afirmação do General Hamilton Mourão sobre as aproximações sucessivas do exército para dar um golpe está sendo confirmada. Depois de centenas de exercícios e testes, com centenas de operações de garantia da Lei e da Ordem (GLO), mobilização de diversos efetivos em locais estratégicos e parceria com o exército norte-americano na amazônia, as FA iniciaram uma grande ofensiva no território brasileiro, controlando o segundo estado mais importante do país – o Rio de Janeiro.

Isso se dá ao mesmo tempo em que Lula está próximo de ser preso e o governo Temer se encontra em crise para a aprovação de Reforma de Previdência. A burguesia sente que as coisas vão sair do controle com a prisão do principal dirigente popular do país, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por isso, nesse início de ano, as Forças Armadas voltaram com tudo para o centro da crise política nacional.