Catalães tomam as ruas contra a prisão de Puigdemont pelo imperialismo

Diante da prisão de diversos líderes separatistas catalães, sendo o principal o Carles Puigdemont, preso pelo imperialismo alemão na semana passada, nesta terça-feira (27), diversos catalães foram às ruas exigir seus direitos que vem sendo cada vez mais reprimidos pelo imperialismo Espanhol e a União Europeia, que estão em uma ofensiva grande para derrotar um povo inteiro que exige sua soberania.

De acordo com o jornal golpista O Estado de S. Paulo, “De acordo com o serviço regional de tráfego, bloqueios foram registrados nos dois principais acessos à capital catalã pelo norte e pelo sul, assim como na rodovia A7, perto da fronteira com a França, e na estrada N340, que liga a Catalunha à parte sul de Valência.

Os protestos foram organizados pelos Comitês de Defesa da República, um instrumento de organização da população que luta pela independência catalã – e que demonstram a importância dos comitês de luta contra o golpe no Brasil – que em um comunicado afirmaram “Com as últimas prisões e a detenção do presidente Carles Puigdemont se torna claro que superamos um ponto de não retorno.”

O que a imprensa nacional burguesa, ligada ao imperialismo, não fala é que existe uma ditadura na Europa. Os protestos de terça acabaram acarretando em conflitos com a polícia em que 100 pessoas saíram feridas. Diante disso, a esquerda deve apoiar toda luta dos catalães pela sua independência e pela liberdade dos presos políticos acusados de rebelião por defender um direito democrático de seu povo. Abaixo o imperialismo na Catalunha!