Agro é trabalho escravo: 40 pessoas foram resgatadas em latinfúndios do Paraná em 2017

Da redação – Segundo levantamento da Universidade Positivo e do MPT (Ministério Público do Trabalho), 40 estrangeiros foram resgatados do trabalho escravo e isso somente no estado do Paraná, de acordo com dados do último semestre de 2017. O número de pessoas escravizadas deve ser bem maior. Chamou a atenção o fato de que das 40 pessoas 11 eram menores de idade.

Mais de 80% das pessoas foram resgatadas em latifúndios, ou seja, grandes propriedades rurais, onde em razão da grande extensão de terra é até complicado achar as pessoas, esse é mais um motivo pelo qual o número de escravos com certeza é maior do que aqueles divulgados nessa pesquisa.

Das 40 pessoas, 24 eram de Bangladesh e 16 do Paraguai. Os grandes latifundiários não se fazem de rogados quando o assunto é explorar a mão de obra escrava, como agora eles se sentem apoiados pelo golpistas que estão no poder, tanto na esfera judicial quanto no executivo, eles se sentem à vontade para fazer o que bem entendem.

O trabalho é só uma das irregularidades, existem várias, dentre outras podemos citar: grilagem de terras, derrubada ilegal de mata nativa, uso irregular da água, caça ilegal, roubo, etc.

Resumindo, temos uma situação de terra sem lei, ou melhor, terra com a lei dos latifundiários.