Vice-presidenta da Nicarágua denuncia que golpistas da direita são responsáveis por mortes no país

Diante da brutalidade dos golpistas financiados pelo imperialismo na Nicarágua, algumas pessoas morreram no decorrer do conflito. A imprensa burguesa procura culpar o antigo dirigente revolucionário dos sandinistas, hoje presidente do país, Daniel Ortega, pelas mortes. Entretanto, basta perceber a conjuntura latino-americana para compreender que isso não passa de mais uma campanha de calúnia contra um presidente nacionalista para favorecer o golpe de estado.

A vice-presidenta e primeira-dama da Nicarágua, Rosário Murillo, denuncia e culpa a direita pelas mortes que aconteceram, caracterizando o movimento direitista como “terrorismo golpista”. Nada mais justo. Assim como na Venezuela, o imperialismo tem financiado grupos paramilitares altamente armados para atacar o governo. Estes grupos são realmente terroristas financiados pelo imperialismo. “Que paguem por seus crimes. Estes golpistas assassinaram nossos irmãos”, disse Murillo.

A postura dos sandinistas está correta. Não se pode abaixar a cabeça para os golpistas; ceder só facilitará o trabalho deles. São eles que estão promovendo um caos no país, é sobre eles que cai toda responsabilidade pelas mortes que vêm ocorrendo durante o conflito entre as forças nacionais democráticas e as forças golpistas do imperialismo.