Venezuelanos alertam para risco de invasão por parte da Colômbia

O procurador-geral da Venezuela, Tareq Saab, denunciou, na cidade de Barcelona, que há um plano do imperialismo para invadir seu país. Segundo o procurador, a invasão ocorreria a partir da Colômbia, um dos países que fazem fronteira com a Venezuela.

Os planos para invasão da Venezuela e desestabilização do governo Maduro por meio de estratégias de guerra estão se tornando cada vez mais frequentes. A crise aguda do capitalismo tem obrigado a burguesia a abrir mão de todas as falácias “democráticas” para tentar esmagar a classe trabalhadora.

No Brasil, embora haja um governo golpista, há a ameaça constante de um golpe militar. Diferentemente do que acontece na Venezuela, onde o governo é apoiado pelas Forças Armadas, no Brasil, os militares já mostraram estarem prontos para uma intervenção.

A intervenção do imperialismo na Venezuela – que, cada dia mais, torna-se mais explícita e mais agressiva – deve ser combatida pela classe trabalhadora latina em conjunto. Afinal, a ofensiva da burguesia vem afetando todos os países atrasados no planeta. É preciso abandonar qualquer posição golpista – como a do PSTU, que chama Maduro de ditador – e se colocar claramente contra todos os golpes na América Latina.