Venezuela, Uruguai, Argentina e Chile em mostra na Cinemateca Brasileira

Aproveitando a onda de premiações recentes ao cinema latino americano, a Cinemateca Brasileira, localizada na capital paulista, elaborou uma mostra de filmes recentemente premiados.

Como o cinema latino-americano vive um grande momento nos festivais e premiações internacionais como no Festival de Berlim onde filmes brasileiros e paraguaios saíram premiados e mais recentemente no Oscar, o filme chileno “Uma Mulher Fantástica”, dirigido por Sebastián Lelio recebeu o prêmio de melhor filme estrangeiro.

A programação vai ser curta, apenas três dias, de 16 a 18 de março com quatro filmes latino americanos premiados nos últimos anos. Entre os filmes tem o venezuelano, “De longe te observo”, premiado com o prêmio principal, o Leão de Ouro, do Festival de Veneza, tem também a produção Argentina e Espanha, “As Acácias” que ganhou dois prêmios, um no Festival de Cannes, como melhor diretor estreante e o de melhor roteiro no Festival de Havana, de Cuba.

O terceiro filme da mostra é a produção Uruguai e Espanha, “A Vida Útil – Um conto de Cinema”,  que tem dois prêmios de melhor filme. Um pelo Festival de Havana e outro pelo festival de Cartagena, nas Índias.

E por fim tem o filme chileno “No”, com o astro Gabriel Garcia Bernal, sobre o referendo convocado a contragosto pelo ditador Augusto Pinochet em 1988 sobre o seu mandato. O filme ganhou o Prêmio CICAE (Confederação Internacional dos Cinemas de Arte).

A mostra da Cinemateca é gratuita.

PROGRAMAÇÃO

SEXTA 16/03

19h De longe te observo

21h No

SÁBADO 17/03

19h No

21h A vida útil – Um conto de cinema

DOMINGO 18/03

18h As acácias

20h De longe te observo

A Cinemateca Brasileira fica no Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo.