Vagner Freitas, presidente da CUT, chama todos ao ato nacional em Brasília no dia 15 de agosto

Em ato realizado em frente ao Tribunal Federal Regional da 4ª Região (TRF-4) em Porto Alegre, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, chamou todos a um grande ato nacional no dia 15 de agosto em Brasília para registro da candidatura de Lula à presidência da República. “Vai ser uma candidatura registrada por milhares de pessoas. Lula vai ser candidato, vai ser eleito e em janeiro vai subir as escadas do Palácio do Planalto e propor um referendo revogatório de todos os atos que os golpistas fizeram contra o Brasil” – disse.

Luiz Inácio Lula da Silva está preso há 100 dias por ordem de Sérgio Moro, o “Mazzaropi” da Odebrecht, num processo com condenação sem provas. O processo de Lula ainda não transitou em julgado – falta ser avaliado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Para garantir que Lula seria preso, a própria Suprema Corte legalizou a prisão em segunda instância logo após o golpe de 2016.

Há pouco mais de uma semana, o desembargador Rogério Favreto, do TRF-4, acatou um pedido de habeas corpus da defesa de Lula, gerando uma atabalhoada reação dos golpistas para manter Lula no cárcere – descuidando totalmente de sequer manter algum verniz de legalidade. Sérgio Moro, o Mussolini de Maringá, um mero juiz de piso, deu ordens à Polícia Federal (PF) que não soltasse o ex-presidente. Dois desembargadores golpistas – um de férias e outro de folga – interferiram ilegalmente na decisão de Favreto. Lula continuou preso.

Wagner Freitas afirmou, diante do TRF-4, “esse tribunal descumpriu a lei. Lula tinha que ser imediatamente solto. O ministro da Justiça e a Polícia Federal também descumpriram a lei, porque não cumpriram a decisão judicial”.

O presidente da CUT relembrou ainda que, graças às operações do Judiciário e da PF, diversos setores da economia nacional entraram em crise, como a indústria petroleira, a construção civil e o agronegócio. “Querem que o Brasil seja colônia do capital internacional. O que acontece no Brasil salta aos olhos do mundo inteiro”.

Freitas e diversas lideranças de esquerda acreditam no poder da mobilização popular, e por isso garantiram presença na Conferência Nacional Aberta de Luta contra o Golpe, que se realizará em São Paulo nos próximos dias 21-22 de julho. Além do ato do dia 15 de agosto, a CUT chama ainda uma série de paralisações no dia 10 como um dia de “basta ao desemprego”.