Uzwela, com Lina Noronha da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, ao vivo na COTV

Já há algum tempo as pessoas ligadas à cultura de São Paulo vêm fazendo  graves denúncias referentes ao sucateamento da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos.  A intenção do atual governo municipal é entregá-la para uma Organização da Sociedade Civil (OSC), entidades que se dizem do terceiro setor, semelhantes às Organizações Sociais (OSs) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), que tantos estragos têm gerado na saúde pública.

É a política clássica dos governos burgueses que com o golpe se aprofunda. Sucatear tudo o que é público para privatizar e terceirizar. Inclusive, músicos que atuam na orquestra dão relatos que mostram como o abandono da orquestra trazia a terceirização como um péssimo prenúncio para 2018.

É  sobre isso e outras questões da cultural de Santos de São Paulo e do Brasil que o programa “Uzwela – conversa sobre cultura” desta semana com a Oboísta da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos. É doutora em música pelo Instituto de Artes da Unesp, onde obteve também o mestrado e a graduação. Autora do livro “Politonalidade”, publicado pela Annablume/Fapesp, que atua como pesquisadora da obra de Darius Milhaud e sua conexão com a música brasileira desde 1988.

O programa “Uzwela – conversa sobre cultura” será apresentado por Henrique Áreas e João Silva e vai ao ar todas as quintas-feiras, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal Causa Operária TV no Facebook e YouTube e também pela rádio Causa Operária.