Uruguaios são os primeiros sul americanos nas quartas de final

O futebol sul-americano já tem o seu primeiro representante nas quartas de final da Copa do Mundo 2018. O Uruguai classificou-se para a próxima etapa do mundial derrotando Portugal e, agora, irá enfrentar a França nas quartas de final da competição mundial.

Depois da eliminação de uma seleção representante do futebol do continente sul-americano, a Argentina, os “hermanos” uruguaios fizeram uma bela partida contra os “patrícios” portugueses e fizeram por merecer a classificação.

Desde os primeiros momentos da partida, a “celeste” impôs a sua estratégias sobre o adversário. O técnico Oscar Tabarez montou uma forte marcação, com diminuição dos espaços e neutralização das jogadas ofensivas do time lusitano, que tinha como destinação as conclusões finais de Cristiano Ronaldo. CR7, no entanto, não estava numa noite inspirada. Muito marcado, pouco produziu para a sua seleção. Num time que depende muito do brilho da sua principal estrela, que está longe de ser tudo aquilo que a imprensa imperialista e “nacional” anunciam, ficou patente a limitação da equipe portuguesa na partida.

Vale destacar no confronto a eficiência da compacta defesa uruguaia, composta por Godin e Gimenez, um verdadeiro paredão, que neutralizou todas as principais investidas do ataque de Portugal. A principal estratégia que funcionou, no entanto, foi a eficiente marcação a partir da intermediária, bloqueando a zona do campo onde poderiam ser criadas as jogadas de ataque da equipe lusitana.

Os dois gols da seleção sul-americana foram marcados por Cavani. O resultado acabou refletindo a consistência e o conjunto de uma equipe que tem por base a mesma formação da última copa do mundo, disputada no Brasil. Portanto, a experiência e o conjunto se constituíram em aspectos se não determinantes, pelo menos muito importantes na vitória e na classificação do Uruguai à próxima fase da competição.

Agora, a seleção celeste do continente sul-americano enfrenta a França numas das quartas de final da Copa da Rússia. Deixamos aqui um prognóstico: Uruguai avança às semifinais. Avante América!