UNIFESP Santos delibera greve e outros cursos e campi também marcam assembleias

Na noite do último dia 26, estudantes da UNIFESP Baixada Santista aprovaram greve em uma assembleia massiva. A assembleia foi convocada em caráter de urgência no fim da semana anterior devido ao corte de quase 600 bolsas em toda a universidade.

A mobilização em Santos e o fato de afetar todos os universitários da instituição, resultou já na convocação de assembleias em diversos cursos e campi da UNIFESP nessa e na próxima semana.

Os estudantes do campus Guarulhos, por exemplo, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, convocaram assembleia geral para a próxima semana, dia 3 de abril, às 18h. Além da pauta do corte de bolsas, os alunos discutirão sobre o passe livre EMTU, segundo eles divulgaram nas redes sociais, “somado à essas questões, muitos ainda estão sem receber o passe livre da EMTU, formando um verdadeiro cenário de evasão em massa dos estudantes mais pobres.” UNIFESP Santos delibera greve e outros cursos e campi também marcam assembleias

Os estudantes da Universidade Federal de São Paulo estão certos em se mobilizarem e multiplicarem rapidamente essa mobilização entre diversos cursos e campi da Universidade. Os cortes nas bolsas e atrasos na passagem estudantil fazem parte do pacote golpista para fechar as universidades públicas e, em seguida, privatizar o ensino público superior.

O exemplo da UNIFEST deve ser seguido por todo o movimento estudantil que precisa aproveitar esse momento em que os estudantes da Universidade Federal de São Paulo se levantam contra os golpistas e criar comitês estudantis de luta contra o golpe.