Unicamp sedia exposição sobre refugiados africanos em São Paulo

A Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com a Professora Sérgio Vieira de Mello, promove a exposição fotográfica “Refugiados da Casa de Passagem Terra Nova”; a mostra esteve em cartaz recentemente no Memorial da América Latina.

A exposição surge em tempos que aumentam as hostilidades e repudio aos estrangeiros, principalmente aos de cor negra, vindos de países africanos, imigrantes pobres e negros. O evento teve abertura nesta segunda-feira (19), com presença do reitor da Unicamp, Marcelo Knobel. A exposição, que fica em cartaz até 19 de abril na Biblioteca Central César Lattes, e apresenta 26 painéis em preto e branco com imagens de refugiados do Congo, Angola, Camarões, Gana, Nigéria e Guiné-Bissau.

As imagens são de autoria dos fotógrafos Eduardo Tarran e Mário Castello. Os retratados foram colhidos pela Casa de Passagem Terra Nova, primeiro centro de acolhimento social do estado de São Paulo para solicitantes de refúgio e vítimas de tráfico de pessoas. O local, aberto desde 2014, já atendeu mais de 400 pessoas e recebe principalmente famílias com filhos menores de idade e mulheres grávidas.

Serviço:
Exposição fotográfica ‘Refugiados da Casa de Passagem Terra Nova’
Local: Hall do 2º andar da Biblioteca Central ‘César Lattes’ – Unicamp
Endereço: Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421 – Cidade Universitária ‘Zeferino Vaz’ Datas: 19 de março a 19 de abril. Abertura: 12 horas
Horários de visitação: Segunda a sexta, das 7h30 às 22h45