TV Mulheres debate os efeitos do encarceramento nas famílias e amigos de dententos

Na noite do último domingo ( 18/02/2018 ) foi ao ar pelo canal da Causa Operária TV, mais uma edição do programa TV Mulheres com a apresentação da companheira Perci Marrara. E encerrando a série “Mulheres e a prisão”, o programa recebeu Railda Silva e Miriam Duarte para debater os efeitos que sofrem familiares e amigos de pessoas que são presas.

Railda Silva e Miriam Duarte se juntaram a outras mães e criaram o AMPARAR- Associação de familiares e amigos de presos/as quando tiveram os seus filhos presos na antiga FEBEM, e que atua junto junto a familiares de pessoas presas tanto no sistema socioeducativo (a antiga Febem, hoje Fundação Casa) quanto no sistema penitenciário.
O sistema prisional que é utilizado pelo Estado para encarcerar a população negra e pobre das periferias em larga escala, e reprimir e oprimir a classe operária, causa efeitos devastadores não apenas na vida dos detentos, mas como também na vida das famílias e amigos. Segundo depoimentos anônimos de parceiras de detentos exibidos no programa, a família tem que praticamente arcar com todas as despesas do parceiro quando ele está na prisão, levando roupas, cobertores e itens básicos de higiene.

A importância do AMPARAR se mostra no momento em que os familiares de presos relatam que os parceiros ainda não desfruta de benefícios concedidos pelo Estado como o direito ao indulto de natal ou ao regime semi-aberto, e todo o preconceito e discriminação que sofrem na hora da visita e no local de convivência. Railda Silva e Miriam Duarte relataram uma vida cheia de privações e sacrifícios pela qual passam as famílias e amigos de presos/as, e a árdua batalha por melhores condições e direitos junto ao sistema penitenciário brasileiro.

Um debate que ganha uma relevância ainda maior em um momento em que o Brasil atravessa um golpe de Estado, e que se aprofunda e caminha a passos largos para uma nova ditadura militar. O que irá aumentar ainda mais a repressão e opressão a população pobre e negras das periferias brasileiras e consequentemente o encarceramento em massa.

O programa TV Mulheres vai ao ar todos os domingos pelo canal da Causa Operária TV no Youtube sempre às 19h00 horas com a apresentação da companheira Perci Marrara. Se inscreva em nosso canal e faça parte dos já mais de 18 mil inscritos que estão fortalecendo a luta por uma TV que fique 24 horas no ar e combata o monopólio da imprensa capitalista, imperialista e golpista que há décadas domina os meios de comunicação no Brasil.