TV Mulheres aborda a questão das mulheres encarceradas

No próximo domingo, a Causa Operária TV exibe mais uma edição do programa TV Mulheres com a apresentação da companheira Perci Marrara. Mais uma vez abordando a questão “Mulheres e prisão: o encarceramento feminino no Brasil” o programa irá receber a presença de Bia Fioretti, diretora do documentário “Nascer” para uma discussão sobre Mães encarceradas.

De todas as mulheres que tiveram filhos na prisão, 81% já estavam grávidas no momento em que foram presas, e 83% delas já tinham outros filhos, quase metade tem até 25 anos e predomina o tráfico de drogas entre os motivos das prisões. A mães nas prisões ainda sofrem com a falta de condições básicas de higiene, a falta de cuidados médicos além de outras violências.

Como por exemplo, as mães serem algemadas durante o trabalho de parto, o direito à privacidade e ao acompanhamento raramente ser respeitado, o descaso e a falta de estrutura para se manter mulheres grávidas, visto que, as prisões são réplicas das prisões masculinas. As mulheres quando não tem que conviver com os seus filhos na prisão sem a menor infra-estrutura, vêem os seus filhos serem arrancados de seus braços e encaminhados para os cuidados de parentes próximos quando não abrigo ou orfanatos.

O estado capitalista oprime de todas as formas possíveis todas as minorias da sociedade, e as mulheres, em especial as presidiárias totalmente a mercê das atrocidades do estado, sentem na pele a violenta repressão, primeiro por não terem os seus direitos respeitados quando presas grávidas negado, por terem sido obrigadas a traficar para um parceiro violento sob coação e ameaça. E é por isso que a abordagem marxista, materalista e histórico será fundamental para a plena compreensão do problema.

Seja um dos já mais de 14 mil inscritos no nosso canal no Youtube que estão fortalecendo a luta por uma TV que fique 24 horas no ar e faça frente ao monopólio da imprensa capitalista, imperialista e golpista que predomina no Brasil. E contribua também para com as nossas que irão a Porto Alegre no ato contra a condenação e a prisão de Lula.

https://www.vakinha.com.br/vaquinha/24-de-janeiro-ocupar-porto-alegre-contra-a-condenacao-de-lula