Tudo pelo imperialismo: Temer corta R$1 bilhão do FIES, da Cruz Vermelha, das APAEs e das Santas Casas

O presidente golpista Michel Temer, nesta semana, adicionou mais uma medida para ser gravada em seu troféu de pior presidente da História. Por meio de uma medida provisória, Temer cortará R$1 bilhão do fundo de alguns programas, sobretudo do FIES, criados pelos governos do PT para aumentar a quantidade de jovens de baixa renda nas universidades.

Além do FIES, serão prejudicadas a Cruz Vermelha, as APAEs e as Santas Casas. A Cruz Vermelha é um movimento internacional que visa fornecer ajuda humanitária, protegendo a vida e a saúde humana. As APAEs, por sua vez, são associações que prestam assistência às pessoas com deficiência e que trabalham no intuito de integrá-los à sociedade. Já as Santas Casas são irmandades que têm como objetivo fornecer tratamento e sustento aos enfermos e deficientes.

O corte no FIES e demais instituições não advém de nenhuma necessidade real. Nem mesmo alegar um “rombo fiscal”, como tanto a imprensa fez para tentar aprovar a “reforma” da Previdência, Temer se deu ao trabalho de fazer. Sua única justificativa para os cortes foi a de que seria necessário um maior investimento na “segurança pública”.

A segurança pública não precisa de mais um único centavo de investimento. Os episódios de criminalidade, que frequentemente são supervalorizados pela imprensa burguesa, só terão alguma possibilidade de sofrerem redução com o fim do governo golpista e sua política de desemprego e esmagamento da classe trabalhadora. A suposta preocupação com a segurança pública é, na verdade, uma desculpa para aumentar ainda mais o equipamento do aparelho de repressão do Estado.

Sem nenhum pudor, o que o presidente golpista está fazendo é cortar o investimento em órgãos dedicados à assistência básica da população para financiar o golpe militar que vem sendo orquestrado pelo imperialismo em caso de extrema necessidade. Por isso, é necessário combater energicamente o governo golpista, fortalecendo comitês de luta que possam colocar o golpe em xeque. Rumo à Conferência Nacional Aberta! Liberdade para Lula! Anulação do impeachment e revogação das medidas do governo golpista!