Santos: prefeito tucano quer destruir orquestra da cidade

A preocupação com o futuro da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos está fazendo um grupo de pessoas se mobilizarem para pedir que a Prefeitura realize concurso público para contratação de músicos.

“Queremos que a Orquestra sobreviva. Estamos numa época em que vemos várias delas fechando no País, como aconteceu agora no Rio de Janeiro, e não queremos que isso aconteça em Santos”, explica o luthier (profissional que trabalha com a construção de instrumentos musicais) Vitor Gomes.

Hoje, pagamentos aos músicos são feitos por RPA (os chequinhos…). Apenas nove músicos são estatutários, remanescentes dos primeiros e únicos concursos, realizado em 1994 e 1995, quando a orquestra foi criada. Os outros 32 necessários para cada apresentação são contratados, mês a mês e um situação de trabalho precário, algo que vem se aprofundando no país, com a consolidação do golpe.

Na realidade a direita golpista quer acabar com o que resta de cultura neste país, e o que a direita sempre fez, quando tem algum tipo de ascensão, destruir e perseguir quem faz cultura.