Rui Costa Pimenta na TV 247: panorama de guerra comercial é um prelúdio para uma guerra generalizada

Da redação – Rui Costa Pimenta, presidente do Partido da Causa Operária, participa agora da Análise Política na TV 247. Uma questão abordada foi a guerra econômica entre a China e os EUA, que vem atraindo grande atenção na imprensa internacional. Rui Costa Pimenta explicou que os especuladores da bolsa controlam diversas indústrias por serem grandes capitalistas, ou, diretamente ligados a esses, e, por isso, pressionam esses dois governos que se colocam em guerra econômica. Esses especuladores vivem de comprar e vender ações, mentindo sobre seus próprios negócios, para manobrar as Bolsas de Valores dentro desse sistema capitalista financeiro.

Sobre esses especuladores, levam ao aumento exponencial da crise do dólar, como em todas as outras crises por especulação, e, dentro dos EUA, têm muitas contradições dentro da própria burguesia interna. O presidente Donald Trump está conseguindo manter um certo controle, mesmo sofrendo pressões diárias por suas reuniões com a própria China, com a Rússia, Coreia do Norte, e detém certo apoio de parte dessa burguesia nacional. Porém, a pressão vem aumentando sobre ele, e setores imperialistas tentam derrubá-lo com um impeachment, se utilizando de diversos argumentos, como ligações com a Rússia nas eleições etc.

Rui destacou que em uma próxima crise,  que deve parecer com a de 1929, os EUA podem viver um caos sem precedentes, e, lembrando que até 1929 o capitalismo monopolista vinha crescendo, mas, nos dias atuais, há um panorama de guerra comercial, que, finalmente, é o prelúdio de uma guerra generalizada.