Quilombolas conseguem ratificação de decreto de Lula

As comunidades quilombolas comemoraram a ratificação de decreto do governo Lula, junto ao STF, garantindo a demarcação e a legalização de terras. Os quilombolas temiam que o decreto fosse enviado ao Congresso, pois lá, inevitavelmente ele seria rechaçado. Existem mais de 6 mil comunidades quilombolas e apenas 200 comunidades reconhecidas e garantidas. Cerca de 16 milhões de brasileiros.

 De acordo com o coordenador da CONAC (Confederação Nacional de  Articulação da Comunidade Quilombola), Deildo Moraes, o investimento em apoio aos quilombolas era de 50 milhões de reais anuais durante o governo Lula, após a queda de Dilma, os investimentos dos golpistas para as comunidades quilombolas caíram para pouco mais de 1 milhão de reais, mostrando claramente a política criminosa dos golpistas, para os negros no país.

A luta agora é exigir dos órgãos federais a implantação da demarcação das terras quilombolas, conquistadas com o decreto de Lula e sua ratificação pelo Superior Tribunal Federal. No entanto, os quilombolas sabem que a luta ainda será dura e será conseguida apenas com a mobilização negra no país.