PSOL foi caluniado: partido defende sim a Lava Jato, operação golpista que prendeu Lula sem provas

O PSOL foi “acusado” pelo blog direitista “O Antagonista” de ter assinado uma CPI para “matar” a Lava Jato. O partido logo se sentiu ofendido, e se apressou em publicar uma nota, assinada por toda a sua bancada na Câmara, na qual nega veementemente ser contra a operação golpista

Segundo os parlamentares psolistas, a Lava Jato é uma operação “na qual reconhecemos muitos méritos e, também, parcialidades”.

É importante lembrar que a Operação Lava Jato é um dos fatores centrais de avanço do golpe de Estado no Brasil. Foi através desta operação policial extremamente autoritária e fora dos limites constitucionais que a burguesia golpista viu a brecha para destruir o governo do PT e, até mesmo, chegar ao estado atual da situação política, com Lula na cadeia.

Outra lembrança pertinente a se fazer é que, ao mesmo tempo que a operação se mostrou como instrumental para os golpistas no ataque a todas as organizações, movimentos populares, sindicatos, e até mesmo o roubo descarado da Petrobrás por especuladores estrangeiros, a ex-candidata à presidência pelo PSOL, Luciana Genro, declarou entusiasticamente: “viva a Lava Jato!”.

Guilherme Boulos, um dos que se coloca como defensor ferrenho de Lula, é o candidato à presidência na próxima eleição justamente pelo PSOL, esse partido que agora reconhece “muitos méritos” da Lava Jato. Ou seja, o partido considera válida a operação que colocou na cadeia, ilegalmente, a maior liderança popular do país. Chega quase a beirar a esquizofrenia a distância entre o discurso e a ação prática de Boulos.

Os golpistas não serão derrotados através desse tipo de política. É preciso defender, com todas as letras, o fim da Lava Jato e a liberdade para Lula como parte das reivindicações centrais para derrotar o golpe. Setores vacilantes e oportunistas, como é o caso do PSOL, não são nada mais que um instrumento de confusão na mão da burguesia, não conseguindo contribuir efetivamente em nada na luta contra o golpe.