Protesto Pela Liberdade de Lula em Festa Popular no Maranhão

Desde o golpe de estado vem se repetindo e se intensificando a tendência de as festas populares serem um espaço de manifestações, de protestos políticos contra os golpistas. Na festa do bumba-meu-boi do Maranhão não foi diferente.

A festa do bumba-meu-boi é uma tradição que existe desde o século XVIII, ocorrendo todos os anos no Maranhão nos meses de junho e julho.

Esse ano na apresentação do Boi de Guimarães houve uma manifestação pela liberdade do ex-presidente Lula, que, no momento, se encontra mais uma vez na condição de preso político sob uma ditadura de direita.

A canção corajosamente entoada foi “Ô Lula, foram te prender! Enquanto a pobreza começa a sofrer. E quem tá roubando? Estão no poder”.

As festas populares, dessa forma, cumprem o papel que sempre tiveram: além de serem um momento de diversão, elas são a expressão do que se passa na psicologia das massas. Ou, como disse o grande poeta brasileiro, Chico Buarque: “uma alegria fugaz”, mas não apenas isso, pois quem tiver a honra de presenciar festas como essa poderá “ver de perto uma cidade a cantar a evolução da liberdade até o dia clarear”.

E não é por acaso que a “evolução da liberdade” expressa a luta contra o golpe e pela libertação da principal liderança popular existente atualmente no Brasil, que se chama Luiz Inácio Lula da Silva.