Protesto no Maranhão: “ambulante não é bandido, é trabalhador!”

Aconteceu na manhã dessa segunda-feira (26) um protesto organizado por trabalhadores ambulantes, na cidade de São Luís (MA), cujo objetivo foi denunciar o tratamento repressivo por parte do Estado, principalmente do aparelho policial, e reivindicar mais reconhecimento e melhores condições de trabalho.

Segundo o trabalhador João Batista, líder do movimento dos trabalhadores ambulantes, desde quando a categoria fora retirada da Praça Deodoro, em razão de reformas no local, os trabalhadores estão sem lugar para trabalhar, uma vez que eles não foram remanejados para outro espaço. Ou seja, os trabalhadores simplesmente foram expulsos da Praça em reforma.

Ainda segundo Batista, a prefeitura havia prometido disponibilizar outros locais onde o comércio dos ambulantes poderia ser realizado, o que também não ocorreu. “Nós somos mais de 400 bancas de vendedores. A Prefeitura nos prometeu que a gente iria para locais perto das paradas dos ônibus e nós não fomos encaminhados até hoje. Faltou planejamento e nós ficamos sem espaço para trabalhar”, declarou o líder do movimento.

É preciso que os trabalhadores ambulantes se organizem na luta pelos seus direitos, a fim de que seja consolidada uma organização que reivindique melhores condições de trabalhado e de tratamento pelo Estado, denunciando toda e qualquer ação ilegal e repressiva por parte da polícia e dos demais agentes de repressão.