Professores da Metodista ABC conseguem vitória na justiça do Trabalho

Os oitenta e três professores universitários da Universidade Metodista do ABC, em São Paulo, conseguiram uma importante vitória contra a demissão em massa ocorrida no final de 2017, quando 83 docentes receberam suas cartas de demissão, bem como a extinção de cursos e a redução de carga horária dos mestres.

Através do  Sindicato dos Professores do ABC que ajuizou uma ação civil pública contra instituição na Justiça do Trabalho, denunciando que a demissão em massa ocorria na instituição de maneira arbitrária, sem aviso prévio aos trabalhadores, os professores conseguiram seu intento.

A juíza Valéria Pedroso de Moraes da 8ª Vara do Trabalho de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, determinou a reintegração imediata dos professores demitidos no final de 2017 pela Universidade Metodista. Em sua decisão determina que ocorra a reintegração dos empregados dispensados em até 15 dias, bem como o pagamento dos salários vencidos, desde a ilegal conduta dos patrões no final do ano, até a efetiva reintegração, férias, 13º salários e FGTS.

A juíza Valéria Pedroso de Moraes  afirmou ainda “O Tribunal Superior do Trabalho, por maioria de votos, firmou entendimento de que demissões em massa devem ser submetidas à negociação com o sindicato dos trabalhadores, com o objetivo de encontrar mecanismos para diminuir o impacto”.