Prazo final para recurso de Lula termina hoje, melhor maneira de defendê-lo é ocupar São Bernardo

Expira hoje o prazo para que Lula apresente seu recurso diante do julgamento do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Este tribunal manteve a condenação de Lula com base no julgamento-farsa de Sérgio Moro, e, não só, ampliou a pena para 12 anos de prisão para o ex-presidente.

É fato que a defesa jurídica de Lula é bem competente e que devem levantar todas as questões que, se bem vistas, anulariam o processo, especialmente a falta de prova para uma condenação.

Mas o que de fato pode impedir a prisão de Lula são as manifestações do povo, em especial, ocupar São Bernardo, terra do ex-presidente, para impedir sua prisão e protestar contra o estado de exceção que se tornou Brasil depois do golpe.

Juridicamente falando os golpistas e os tribunais não estão ligando a mínima para a existência de leis que protegem Lula e outros perseguidos políticos, e a chance do entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) se aplicar no caso Lula é enorme, ou seja, a chance dele ser preso ainda na segunda instância.

Até aqui ficou provado que os golpistas só dão passos atrás se sentirem a pressão do povo. Na primeira tentativa de prender Lula, foram as manifestações do lado de fora do aeroporto de Congonhas que impediram que Lula fosse preso. Agora não é diferente.

É preciso tomar São Bernardo de ponta a ponta, ocupar as fábricas, montar um comitê de defesa de Lula em cada rua, escola e empresa, e organizar um esquema de segurança especial para o ex-presidente. Essa é a única medida efetiva para impedir que Lula seja preso pelos golpistas.