Por reajuste salarial, servidores municipais fecham Rótula do Abacaxi em Salvador

Nesta segunda-feira, 16, servidores públicos municipais fecharam a região da “Rótula do Abacaxi”, em Salvador. A manifestação começou por volta das 8h da manhã e a partir das 9h30 os manifestantes marcharam na direção do Shopping da Bahia.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), o ato contou com a presença de mais de 400 pessoas e expressa a união da categoria com o Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (SINDSEPS). Ambas as categorias vêm lutando juntas por algumas pautas comuns, tais como reajuste no auxílio-alimentação, salarial, progressão de carreira e eleição do diretor escolar.

Oficialmente as pautas colocadas pelos professores municipais podem ser sintetizadas assim: cumprimento do Plano de Carreira, com ênfase no pagamento do salário de acordo com sua titulação acadêmica (mudança de nível), eleição para diretores de escola, reajuste de 12,41% fundamentado no ICV do DIEESE, considerando as perdas de 2015 e reajuste do Auxílio alimentação em 19% conforme IGPM do mesmo período.