Polícia Militar ataca acampamento sem-terra em Ariquemes-RO

O acampamento Bacuri localizado no município de Ariquemes, Estado de Rondônia, está sofrendo uma ofensiva violenta realizada pelo latifundiário e grileiro de terras púbicas Paulo França, está contratando essas milícias formadas por policiais militares para atacar o acampamento.

A PM da cidade de Ariquemes, por duas vezes nesse mês de março e acompanhada do latifundiário, invadiu o acampamento e destruiu todos os pertences das famílias, agredindo as pessoas e prendendo lideranças e militantes da reforma agrária.

No dia 2 de março, a PM queimou os barracos, não permitiu a retirada de nenhum bem material, apreendeu motos e prendeu nove trabalhadores sem-terra. Não satisfeita, voltou a invadir o acampamento no dia 12 e prendeu mais cinco trabalhadores sem-terra.

E toda essa violência está sob proteção e cobertura do judiciário golpista do Estado. Apesar da terra improdutiva, pois está sendo utilizada apenas para especulação imobiliária, e a documentação do latifúndio ser irregular e extremamente frágil, a A juíza da 1ª Vara Cível da Comarca de Ariquemes-RO, Dra. Dayse Cristhian Lorena de Oliveira Ferraz, deu liminar de reintegração de posse contra as famílias sem-terra e estabeleceu uma multa de cem mil reais a cada camponês e camponesa que estiver a menos de 500 (quinhentos) metros da Fazenda.

A defesa dos latifundiários realizada pelo judiciário golpista e das forças de repressão de Rondônia não é uma novidade. O Estado de Rondônia é conhecido por ser controlado por latifundiários, madeireiros e grileiros de terra há décadas, fato que resultou em ser um dos mais violentos contra famílias sem-terra, posseiros e indígenas.

Essa violência se tornou maior e mais aberta após o golpe de Estado dado pela direita em 2016, resultando em mais violência e formação de verdadeiros esquadrões da morte, formado por policiais militares a serviço dos latifundiários e sob a cobertura do judiciário golpista.